REPARAÇÃO, Ian McEwan
SOBRE A INDICAÇÃO:
Indicação de: João Maurício
Livros indicados:
- OLHOS DE CÃO AZUL, Gabriel Garcia Marquez
- MRS DALLOWAY, Virginia Woolf
- REPARAÇÃO, Ian McEwan
PARTICIPANTES:
- Priscila
- Heloisa
- João Maurício
- Bruno
IMPRESSÕES:
QUE NOTA DARIA AO LIVRO “REPARAÇÃO”?
- Bruno: 4
- João Maurício: 4
- Heloisa: 5
- Priscila: 5
JUSTIFIQUE A SUA NOTA:
-
Bruno: A narrativa em si é cativante, apesar de eu ter me arrastado pelos 10 primeiros capítulos. Sendo 5 a perfeição, pontuo a obra com 4.
-
João Maurício: Três pontos que justificam a nota ao livro “Reparação” do escritor Ian McEwan: o primeiro, é a mudança que ocorre com a narrador quando chegamos em “Londres 1999”, de narrador onisciente passa para narrador homodiegético (narrador personagem) colocando o desfecho final nas mãos da protagonista, surpreendendo o leitor. O segundo, o passeio histórico que é feito, durante a leitura dos anos que antecedem a segunda grande guerra, 1935, e durante a guerra. E por fim , o terceiro ponto, provoca no leitor uma oscilação da raiva ao choro, e não menos diferente, à dúvida no desfecho final da obra. Belíssimo livro!!!
-
Heloisa: Reparação traz uma linguagem intensa, que as vezes era necessário procurar um certo suporte para entendê-las. Contudo, a obra em si é incrível e cativante, como se tivesse dividido 3 livros em apenas um, carregando “pulos” no tempo, desde os pensamentos de uma criança à uma trágica guerra. Ian McEwan faz com que o leitor consiga sentir o personagem e vê-lo, entrar na cabeça daqueles escritos e possuir uma visão crítica quanto à esses. O livro traz inquietação de sentimentos como raiva, injustiça, melancolia, cativação e até mesmo esperança, quebrando-os nas páginas finais do livro com uma grande reviravolta, a chamada “reparação”.
-
Priscila: A genialidade do autor em trazer observações de um ponto de vista de alguns personagens e explorar o que se passa na cabeça de cada um, a princípio. A narração do livro é impecável, e o autor vai deixar alguns rastros no caminho para uma revelação mais para o final, por isso minha nota 5. Leitura incrível que me apaguei desde o início e acredito que lerei mais vezes !
EM APENAS UMA FRASE, RESUMA ESTA OBRAS
- Bruno: “Os canalhas também envelhecem”
- João Maurício: Durante a passage conflituosa da infância à adolescência, uma garotinha de treze anos de idade comete um erro, incrimina um homem injustamente, e quando adulta, arrepedndida, busca à reparação, durante toda a sua trajetória de vida.
- Heloisa: A angústia incansável do desejo de reparação.
- Priscila: Onde houver danos catastróficos não terá espaço para reparações.